QUEM SOMOS

2º RTDPJ e Notas de Maceió

O 2º Ofício de Registro de Títulos Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas de Maceió/AL foi criado por Lei Estadual no ano de 1986. Tal lei foi proveniente de projeto encaminhado pelo Tribunal de Justiça e alterada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas criando serventias para o fórum extrajudicial.

Em 1988, mediante aprovação em concurso público, ocorreu a assunção de Rainey Barbosa Alves Marinho como titular do 2º Ofício de RTDPJ.

Primeiramente, o cartório foi instalado em uma pequena sala na Rua Sete de Setembro, próximo à sede da reitoria da Universidade Federal do Estado de Alagoas, palco de diversas manifestações artísticas e culturais. Em 1992, ocorreu a mudança do 2º RTDPJ para a região central de Maceió com o objetivo de facilitar o acesso e atender melhor a população da capital.

No Centro de Maceió, o cartório ocupou salas térreas e mezanino do Edifício Delmiro Gouveia, aumentando sua estrutura funcional. No mesmo prédio, até hoje, encontram-se instalados o 1º Registro de Imóveis e o 3º Registro de Imóveis e Distribuição.

Há 15 anos, o 2º Ofício mais uma vez foi transferido para uma sede maior, desta vez para Rua Coronel Vieira Peixoto, 17. Desde então, encontra-se instalado em duas casas geminadas com ótimo acesso ao público e várias opções de estacionamento.

Atualmente, o cartório conta com nove colaboradores e investe constantemente na capacitação de seus profissionais. A área de notificação extrajudicial possui um veículo automotor funcional e duas motos para que escreventes possam cumprir as diversas notificações que são registradas e efetivadas no âmbito da cidade de Maceió.

O cartório possui sistema de ouvidoria interno, Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) e está integrado às plataformas eletrônicas de RTDPJ e de Notas. Possui dois servidores com redundância e backups (também com redundância física e na nuvem) e seus arquivos estão completamente digitalizados.

Tecnologia e prêmios

Ao longo dos anos, 2º Ofício vem investindo em tecnologia e na gestão qualificada do seu atendimento. Por quatro vezes foi agraciado com o Prêmio Qualidade Total ANOREG/BR – PQTA, sendo três prêmios na categoria Ouro e um na categoria Prata.

Na edição de 2022 também agraciado com uma honraria por ser considerado 100% digital.

O cartório está completamente integrado à REDESIM, sendo capacitado para receber os documentos eletrônicos por meio do portal Facilita e, em conexão com a Central RTDPJ Brasil, realizar o deferimento do CNPJ de diversas entidades. Também está apto a efetuar o apostilamento dos documentos da Apostila de Haia.

É reconhecidamente um dos mais eficientes e ágeis serviços notariais e registrais do Estado de Alagoas.