ONRTDPJ convoca cartórios para etapa final de atualização cadastral; adesão já supera 2,1 mil

19/02/2026

O Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) registrou, nesta semana, um avanço significativo na campanha de atualização da base cadastral dos cartórios de RTD e RCPJ em todo o país. Até o momento, mais de 2.100 cartórios já concluíram o procedimento, garantindo a regularidade de seus dados perante ao Operador Nacional de RTDPJ e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Apesar do saldo positivo, o cenário ainda exige atenção: mais de 1,5 mil cartórios continuam com pendências cadastrais. O ONRTDPJ alerta que o prazo final para a conformidade se encerra no dia 23 de março, reforçando que os titulares não devem deixar para a última hora.

Uma das principais diretrizes da campanha é a transparência do sistema de gestão. O pedido de atualização permanece visível na área logada do cartório na plataforma rtdbrasil.org.br enquanto o formulário não for finalizado. Se o cartório ainda visualiza a mensagem solicitando a atualização em sua área restrita, é sinal de que o processo não foi concluído. Uma vez que o oficial envia as informações atualizadas, o sistema, automaticamente, remove o alerta de pendência.

O presidente do ONRTDPJ, Rainey Marinho, destacou a importância da adesão em massa à campanha e fez questão de registrar o reconhecimento da entidade aos oficiais que já se regularizaram.  "Gostaria de expressar meu sincero agradecimento aos cartórios que já atenderam ao nosso chamado e concluíram sua atualização cadastral. Ao mantermos nossos dados em conformidade, asseguramos que a capilaridade da nossa especialidade seja traduzida em eficiência operacional e segurança jurídica absoluta para a sociedade”, disse.

Saiba como fazer para atualizar os dados: 

O processo de atualização deve ser realizado exclusivamente pelo portal oficial (rtdbrasil.org.br). Após o login na plataforma eletrônica, uma mensagem aparece na tela com um formulário, onde o usuário deve revisar e validar os seguintes itens: 

- Código Nacional de Serventia (CNS)
- Nome da Serventia
- Razão social
- CNPJ
- Endereço
- Telefone Fixo da serventia
- Número de celular da serventia
- e-mail da serventia
- Titular
- e-mail do titular
- Substituto
- Dados bancários da serventia 


Fonte: Comunicação ONRTDPJ e IRTDPJBrasil 
Data: 19/02/2026