IRTDPJBrasil integra o XIV Fórum de Integração Jurídica promovido pela Ennor
13/08/2024
A presença do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) no XIV Fórum de Integração Jurídica, realizado pela Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), evidenciou o papel significativo do RTD no cenário jurídico nacional, além da sua contribuição para segurança jurídica. O presidente do Instituto, Rainey Marinho, integrou o painel de abertura do evento, realizado na última sexta-feira (09/08) com a presença de várias autoridades.
O presidente do Conselho Superior da ENNOR, Rogério Portugal Bacellar, foi responsável por abrir os painéis do fórum ressaltando o papel dos notários e cartorários no compromisso de atuar em prol da justiça e das políticas do governo federal. “Nós estamos aqui para somar com o judiciário e para ajudar a desafogar os poderes judiciais. Hoje ele está sobrecarregado de serviços. Por isso, a nossa intenção é, cada vez mais, contribuir também com a população brasileira, na melhoria dos serviços com um trabalho de excelência”, comenta Bacellar.
O Fórum reuniu notários, registradores, advogados, magistrados e demais profissionais do Direito Notarial e Registral. O evento foi uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) e da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).
A participação de Rainey Marinho no encontro ressalta a importância do IRTDPJBrasil na formação e atualização de profissionais do setor, especialmente em um Fórum que aborda temas cruciais como a extrajudicialização de processos, a reforma do Código Civil e o impacto das novas tecnologias no mercado notarial e registral.
A coordenadora acadêmica da Escola IRTDPJBrasil e registradora do cartório de Outro Preto (MG), Vanuza Arruda, esteve no evento reforçando o papel do Instituto como um ator importante na discussão de temas relevantes para o Direito Notarial e Registral.
PRESENÇA DO JUDICIÁRIO
A mesa de abertura contou com a palestra do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, e da desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral da Justiça do Tocantins. Também prestigiaram o Fórum a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral da Justiça do Tocantins (CGJ/TO) e presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais de Justiça; conselheiro do Conselho Nacional da Corregedoria Nacional de Justiça (CN-CNJ), Luiz Fernando Bandeira; e representando o ministro esteve o corregedor Nacional de Justiça, a juíza auxiliar do CNJ, Daniela Madeira.
Em todos os painéis, ficou evidenciada a importância da interlocução entre a classe extrajudicial e o judiciário. Destaque para a presença da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, das juízas auxiliares da Corregedoria Nacional, Liz Rezende de Andrade e Carolina Ranzolin, além do presidente da Comissão dos Notários e Registradores da OAB-FEderal, Tiago Almeida.
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 13/08/2024