Especialistas discutem as novas perspectivas para os registros públicos no XII Congresso de IRTDPJ do Brasil
07/11/2024O segundo dia do XII Congresso de IRTDPJ do Brasil traz uma programação com paineis fundamentais para a rotina dos registradores, com temáticas como as alterações do código civil e os reflexos para o segmento do RTDPJ, apresentado por Carlos Elias de Oliveira, integrante da Comissão do Senado para alteração do Código Civil. Destaque também para o impacto da utilização do Serp-Jud nos serviços extrajudiciais, além dos registros dos créditos de carbono.
Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente do Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN) e coordenador do Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (ONSERP), abordará os benefícios que a implementação do módulo para uso do Judiciário do Sistema Eletrônico de Registros Públicos, que veio trazer mais agilidade e eficiência na consulta das informações dos serviços extrajudiciais. O desembargador Marcelo Guimarães, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também contribuirá com sua visão jurídica sobre a utilização do Serp-Jud no sistema de registros, enfatizando a segurança jurídica, celeridade e integração dos atos jurídicos.
Créditos de carbono - Já o registro dos créditos de carbono, outro tema relevante para os registros públicos, será apresentado por Patrícia André de Camargo Ferraz, oficiala de Registro de Imóveis e de RTDPJ de Diadema/SP, doutora e mestre em direito. Também compõem o painel a 1ª vice-presidente do Instituto Brasil, Sônia Andrade, além de Bianca Amorim dos Santos, mestre em sistemas de gestão, com ênfase em sustentabilidade corporativa. O painel apresentará aos congressistas como os registros públicos podem contribuir para o esforço mundial de enfrentamento de um dos maiores desafios da sociedade, que é a mudança climática.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 07/11/2024