R. Cel. Viêira Peixoto, 17 - Centro, Maceió - AL
(82) 3326-3377
sac@2rtd-al.com.br

Notícias

Voltar Voltar
Postado em 11/06/2020

Informativo IRTDPjBrasil

IRTDPJBrasil lança sistema de consultoria informatizado

O tradicional serviço de Consultoria do IRTDPJBrasil foi modernizado e agora está disponível aos associados do Instituto de forma totalmente online. O novo sistema pode ser acessado por meio do site consultoria.irtdpjbrasil.com.br. Utilizando login e senha exclusivos, os usuários podem enviar suas dúvidas de forma automática e receber as respostas da mesma forma.

“A consultoria é um dos serviços mais importantes que prestamos aos nossos associados, auxiliando-os na prática registral. Por isso, resolvemos aperfeiçoar esse sistema, que agora está totalmente eletrônico. Outra grande novidade é que disponibiliza para pesquisas um banco de consultas já respondidas pelo IRTDPJBrasil”, explica o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho.

A ferramenta de pesquisa por assunto possibilita que o consulente verifique se uma dúvida semelhante já não foi respondida pela consultoria jurídica, antes de enviar sua questão. Ele também pode fazer o acompanhamento de sua consulta, pesquisando pelo número de protocolo. 

Assim que uma pergunta for enviada pelo sistema, o associado recebe em seu e-mail a confirmação do envio e o número do protocolo da consulta. Ao ser respondida, uma cópia também é encaminhada ao consulente no e-mail cadastrado.

O serviço de consultoria é oferecido de forma exclusiva aos associados, esclarecendo dúvidas surgidas na prática diária dos atos de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas. As perguntas recebidas dos associados são respondidas pela equipe jurídica do Instituto e revisadas por experientes registradores de RTDPJ.

Se você é associado do IRTDPJBrasil, receberá o seu login e senha por e-mail. Os dados podem ser editados após o primeiro acesso.  Se não recebeu ou tem dúvida sobre como utilizar o sistema, envie um e-mail para consultoria@irtdpjbrasil.org.br .

Central RTDPJBrasil passa a aceitar padrões variados de assinaturas eletrônicas

Agora, a Central RTDPJBrasil aceita documentos que possuem outros padrões de assinatura eletrônica e não apenas o ICP-Brasil. A novidade está à disposição dos usuários por meio da ferramenta “Quadro de Assinaturas”.

A nova solução vale para os pedidos de registro e de notificação. A Central continua identificando automaticamente as assinaturas ICP-Brasil e adiciona ao quadro as assinaturas de outros padrões.

Como funciona -   O cartório de RTD receberá o quadro de assinaturas dentro do pedido e, para cada assinatura que não seja do padrão ICP-Brasil, deverá anexar uma evidência como uma imagem ou um PDF contendo a verificação daquela assinatura por segurança.  Se for usada a folha de registro da Central, as verificações serão adicionadas no final do registro

“Um padrão de assinatura que não seja ICP Brasil só pode ser aceito se for possível ao cartório verificar alguns requisitos de segurança para garantir que a pessoa é quem de fato assinou o documento. Portanto, não é qualquer padrão que será aceito”, explica Rainey Marinho, presidente do IRTDPJBrasil, entidade gestora da Central Nacional.

Caberá ao cartório essa decisão e ao seu oficial titular entender o nível de segurança de cada assinatura. A Central não dispõe, ainda, de uma lista de todos os padrões válidos, pois isso será construído à medida que os clientes e cartórios forem se habituando com a nova ferramenta.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em 10/06/2020

PARA ENCAMINHAR DOCUMENTOS SOB A FORMA ELETRÔNICA

CLIQUE AQUI