R. Cel. Viêira Peixoto, 17 - Centro, Maceió - AL
(82) 3326-3377
sac@2rtd-al.com.br

Notícias

Voltar Voltar
Postado em 10/08/2020

Lançado aplicativo que vai revolucionar e ampliar o alcance da prestação dos serviços de RTDPJ

O IRTDPJBrasil realizou na tarde de quinta-feira, 30/7, um evento de lançamento, para seus associados, do aplicativo Confia. A plataforma irá revolucionar e ampliar o alcance e a prestação de serviços dos registradores de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas . A transmissão ao vivo da apresentação foi acompanhada, no Youtube, por mais de 250 pessoas. O vídeo está disponível no canal do IRTDPJBrasil.

O Confia é um aplicativo para smarpthones e tablets que permite a assinatura digital certificada de documentos a serem registrados nos cartórios de RTDPJ, e a guarda segura deles mediante criteriosa e ágil identificação das partes. É tudo feito via internet, em minutos, para levar a fé pública e a segurança jurídica dos registradores de RTDPJ a mais pessoas físicas e jurídicas.

O aplicativo está disponível e pode ser baixado nas lojas da Google Play e App Store. A ferramenta permite que pessoas jurídicas façam o upload de um documento (atas, contratos, diplomas, negociações etc) e indiquem as pessoas que devem assinar. As pessoas indicadas receberão uma mensagem SMS alertando sobre a pendência de assinatura. Para tanto, devem baixar o aplicativo, cadastrarem-se  e assinarem digitalmente o documento, passando por etapas de validação.

A Confia, desenvolvedora que dá nome ao aplicativo, é a empresa de inovação dos cartórios. Ela chega ao mercado como resultado de uma parceria entre o IRTDPJBrasil, instituição de representação máxima dos cartórios de registro de TDPJ, e o Grupo Prisma.

Durante o webinar, também foi apresentado o site da Confia, que pode ser acessado no endereço www.confia.net.br, onde estão reunidas todas as informações sobre a empresa e os serviços que oferece. As dúvidas dos interessados podem ser encaminhadas para os e-mails suporte@confia.net.br e confia@irtdpjbrasil.org.br.

“A Confia insere os cartórios de RTDPJ no universo dos dispositivos móveis”

O presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, abriu o evento de lançamento da Confia e explicou porque a instituição que representa os cartórios de TD e PJ se tornou sócia de uma empresa de inovação e tecnologia.

“As soluções digitais – tão importantes nesse momento de pandemia – são o futuro de todos e a Confia vem promover a inserção do RTDPJ no universo dos smartphones, dos dispositivos móveis”, afirma Marinho, registrador em Maceió, Alagoas.

O presidente resgatou o processo de desenvolvimento da Confia, lembrando que tudo começou há cerca de dois anos e meio, quando o então presidente do Instituto, Paulo Rêgo, deu início à parceria com o Grupo Prisma, em busca de soluções tecnológicas para o RTDPJ.

“O que assistimos hoje é uma revolução, é a democratização da certificação digital. A Confia vem para criar uma nova fonte de renda para os cartórios da especialidade, atuando para levar a registro toda uma gama de documentos que hoje não chegam para os cartórios de RTDPJ. Faremos o registro do hash da assinatura e os metadados dos documentos”, explica Marinho.

 

O que é e o que faz a Confia

 

Coube ao CEO do grupo Prisma, Rafael Candelot, a tarefa de explicar o que é a Confia e quais são os seus primeiros produtos. “Foram mais de dois anos de muito estudo e investimento para lançarmos algo que fosse legal e disruptivo. Foi um desafio enorme e estamos orgulhosos dos resultados”, disse Candelot, falando em nome dos cerca de 40 profissionais reunidos no projeto.

Rafael Candelot deixou claro que a Confia é uma empresa privada, que possui dois sócios, o Grupo Prisma e o IRTDPJBrasil, que é o alicerce do projeto. “Somos uma empresa focada em inovação e tecnologia. Estamos propondo novos serviços que agreguem praticidade, conveniência e relação custo-benefício vantajosa para a sociedade como um todo. Vamos atuar como uma ponte entre empresas e pessoas físicas e os cartórios de RTDPJ”, disse.

O representante do Grupo Prisma também fez questão de esclarecer que a Confia não é um cartório digital, tampouco uma central de serviços. Explicou que a Confia será um grande cliente da Central RTDPJ, pois os documentos assinados pelo aplicativo serão levados a registro por meio da plataforma eletrônica que reúne cerca de 2.500 cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas.

Por fim, Candelot destacou que a Confia vai contribuir para que ocorra a democratização da certificação digital, no país. “Hoje, o modelo de certificação existente não permite essa democratização. O certificado é caro e inacessível para a grande maioria das pessoas. Estamos lançando uma certificação nos moldes da ICP-Brasil, simples e acessível. Todos que possuam um smartphone podem assinar um documento pelo nosso aplicativo”.

 

Os canais de comunicação da Confia

O publicitário Casulo Rodrigues, que integra a equipe de profissionais da Confia, apresentou as bases da comunicação da empresa. Para divulgar os serviços que estão sendo lançados, a Confia possui um website e um blog, que já estão no ar, e podem ser acessados no endereço www.confia.net.br .  Também serão usadas outras ferramentas tais como podcastsnewletters e alertas.

Rodrigues mostrou o site da Confia e como será o fluxo de comunicação. “Estamos dando um grande passo para o posicionamento dos cartórios de RTDPJ na era digital. Estamos disponíveis para mostrar a importância dos produtos Confia e o quanto vão beneficiar a todos”, disse.

Assessoria de informação IRTDPJBrasil

PARA ENCAMINHAR DOCUMENTOS SOB A FORMA ELETRÔNICA

CLIQUE AQUI