R. Cel. Viêira Peixoto, 17 - Centro, Maceió - AL
(82) 3326-3377
sac@2rtd-al.com.br

Notícias

Voltar Voltar
Postado em 21/07/2020

A importância do registro de posse de imóvel

Texto de autoria da registradora pública Sônia Andrade, titular do 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro

A casa é nossa, você mora e a gente comprova! Quem diria que depois de anos e anos de trabalho eu, Sônia Andrade, uma advogada que ao passar num concurso para Registradora Pública pudesse fazer tanto com tão pouco. Olhar para quem nunca pôde ser visto se tornou minha prioridade! Quando passei no concurso para o cargo de Registradora Pública, idealizei um projeto que tivesse um alcance grande, que inúmeras pessoas pudessem ser beneficiadas. Aí resolvi dar título de posse em comunidades carentes do Rio. Para minha surpresa, segundo dados da ONU, o direito fundamental mais violado no mundo era o meu tema escolhido: a moradia.

Apesar de inúmeras críticas sofridas de todos os lados, foquei, fui conhecer a realidade dessas pessoas que moram em comunidade e dei voz a quem nunca foi ouvida. Eu dizia para elas: gosto mais de pessoas do que gosto de papel, além do mais registrar essas histórias passou a ser minha função. Por que não a da moradia? Tudo gira em torno da moradia, já pensaram?
Para trabalhar, essas pessoas procuram estar próximas das suas casas. Morar bem é direito do cidadão e dever do Estado!

Será que nossos governantes olham a moradia com a prioridade que deveriam?
Aí surge o Instituto Novo Brasil.“Novo Brasil é o nosso lema! Reescrever a história da moradia de forma digna, comprometida e dentro da legalidade.

Além do mais, ter um Instituto que está vinculado ao Cartório do 6ºOfício de Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro é a certeza de ter segurança jurídica, publicidade e validade contra terceiros.

O Instituto, associado à figura da segurança jurídica, foi a fórmula exata encontrada por essa registradora que pensa na função social do cartório como forma de dar dignidade e cidadania a milhares e milhares de pessoas que nunca tiveram acesso a esse documento. Obrigada a cada morador dessas comunidades que receberam o projeto e nos ajudou a levar direitos e cobrar deveres das autoridades. Morar é fundamental! Viver com dignidade deve ser uma prioridade para a Construção de um Novo Brasil!

SONIA ANDRADE
Bacharel em direito pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Marketing pelo IBMEC e registradora pública do 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro.

Fonte: Utilitá Online em 14/07/2020

PARA ENCAMINHAR DOCUMENTOS SOB A FORMA ELETRÔNICA

CLIQUE AQUI